Decoração Feng Shui

Quarto Feng Shui

A filosofia do Feng Shui baseia-se na energia vital do Chi, e ao criar um ambiente Feng Shui nas nossas casas o que se trata é de conseguir que o Chi possa fluir livremente por ele, e que as energia positivas fluam e permaneçam, enquanto as negativas sejam expulsas ou evitar que apareçam.

A harmonia é um dos aspetos básicos que devemos conseguir nos nossos interiores Feng Shui, pelo que no seguinte artigo trataremos de mostrar-vos as chaves desta filosofia oriental para que sejamos capazes de otimizá-la em todos os espaços da casa.

O objetivo final destes artigo (e da filosofia Feng Shui para as casas) é respeitar a energia vital do Chi dos ambientes e que sejamos capazes de orientá-la até a harmonia e a paz do nosso dia-a-dia.

E começaremos com conselhos para uma das peças chave da casa, a destinada ao descanso. Estamos a falar claro do estilo Feng Shui para os quartos. E nestes espaços é ainda mais vital encontrar uma harmonia que favoreça o nosso descanso.

Neste ambiente é importante não colocar a cama debaixo da janela nem que os seus pés apontem para a porta da entrada. Não deve haver nenhum elemento decorativo em cima da cabeceira da cama, e também roupas debaixo da cama.

Fora igualmente qualquer elemento eletrónico, já que o quarto segundo o Feng Shui é um espaço de descanso, e estes o dificultam. Se não puderem evitá-los, na altura de dormir terás de tapá-los com algum tecido.

Passemos agora às chaves do Feng Shui nas casas de banho. Uma das chaves nestes espaços é que possamos mover-nos livremente neles, assim que evita acima de tudo sobrecarregar a peça. Utiliza apenas os elementos essenciais.

Potencia ao máximo a presença de luz natural no espaço, coloca plantas naturais para limpar o ambiente do espaço e cuida que a banheira fique sempre tapada, da mesma forma que todas as portas dos armários. Se a casa de banho é a de um quarto, esta porta permanecerá sempre fechada.

Passando agora ao interior de uma cozinha Feng Shui, a distribuição dos seus elementos é importante, tendo que manter separadas as zonas de fogo (forno, fogões, etc.) das zonas de água (frigorífico, lava-loiças, etc.).

Falando de distribuição, na medida do possível devemos evitar que a pessoa que cozinha esteja de costas para a porta de entrada. Essa distribuição cria sensação e insegurança e não ajuda a que as energias positivas fluam.

A cozinha deve estar muito bem ventilada, deve ser possível mover-se com liberdade, a harmonia deve ser total, etc. Os móveis desta zona trataremos que sejam de madeira natural e de materiais que a imite. Flores e frutas frescas no espaço favorecem a harmonia da zona.

Se queres saber mais sobre o Feng Shui na cozinha, os artigos do Decoracao-cozinhas.com sobre ambientes Feng Shui podem ser-te de ajuda.

E por último falaremos das chaves para o ambiente Feng Shui da sala de jantar. Neste cuidaremos muito do tom do espaço. Opta por cores pastel como cremes, beges e brancos que lhe darão frescura ao espaço e aumentarão a sensação de amplitude e de luminosidade.

Para a mesa de jantar evita as pontas, pelo que opta por uma forma retangular de ângulos arredondados ou diretamente por uma mesa redonda. Para além do fluir do Chi, estas formas arredondadas favorecerão a relação da família.

Se queres mais informações sobre a filosofia Feng Shui, neste endereço encontrarás todas as informações extras que necessitas de saber.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração da casa. Ideias de interiorismo para os diferentes estilos decorativos.