Decoração minimalista

Cozinha minimalista

Se procuras um interior elegante, refinado e que fuja totalmente do sufoco da sociedade atual, sem duvida alguma que o estilo minimalista é o que estavas à procura. A limpeza das suas linhas retas e o uso limitado de elementos te ajudarão a alcançar essa paz que procura fugindo do stress quotidiano do dia-a-dia.

E é que a simplicidade de elementos e de formas é a chave principal deste estilo decorativo, como poderás comprovar através do seguinte artigo, onde te vamos mostrar as chaves para que sejas capaz de criar um ambiente minimalista na tua própria casa.

A simpleza começa num dos elementos chaves da decoração: o uso da cor. As cores claras e sólidas são os verdadeiros protagonistas dos espaços minimalistas. Os contrastes para fugir da frieza encontram-se em pequenos toques de cores vivas aplicadas em acessórios. A escolha das cores depende de ti, ainda que o preto e o prata são duas boas escolhas. De qualquer das formas, escolhas o que escolheres, nunca introduzas mais do que duas cores vivas e aplica-as sempre em pequenos toques.

Estas cores também se mostrarão muito brilhantes, mas isto é devido aos materiais que devem reinar num ambiente minimalista, que devem sempre ser de materiais brilhantes. A madeira lacada, a pele sintética, o vidro e o alumínio são materiais predominantes neste tipo de espaços. Mas o contraste é a chave num ambiente minimalista, pelo que introduz elementos com estes diferentes materiais. E combiná-los com estilo, claro está.

Seguindo com os materiais, na continuação falaremos dos têxteis. Evidentemente devemos fugir dos tecidos de aparência pesada e optar por tecidos frescos e suaves. Pelo que opta pelo linha, a seda e o algodão. Em todas elas o liso deve reinar sobre o estampado.

As linhas de todos os elementos minimalistas devem ser simples e retos, fugindo quase por completo das corvas e dos adereços decorativos.

A sensação de amplitude é essencial no estilo minimalista, pelo que potencia a luz de entrada natural para ajudar-te a consegui-lo, ou opta por luz artificial branca e potente. Para não arruinar a sensação de amplitude, a ordem é outro dos pontos chaves a ter em conta. Utiliza apenas os acessórios decorativos chave, e nunca nem um mais.

Os móveis é evidente que seguem os mesmo princípios que o resto dos elementos, e portanto devemos optar apenas por móveis funcionais. Se procuras móveis para este estilo, os móveis moernos podem ser um excelente ponto de partida. Muitos dos elementos baseados na cultura oriental também podem ser-te de utilidade.

As paredes na medida do possível devem brilhar “nuas”, ainda que se desejares podes completar com algum quadro de autor. Sempre sem moldura.

Pois estas são as bases que vos queríamos mostrar sobre a decoração minimalista. Se queres ideias para um estilo minimalista num espaço concreto da casa, no I-Quartos.com encontras conselhos práticos para quartos de estilo minimalista. Seguindo as dicas que te apresentamos podes criar um quarto minimalista de uma forma simples e cómoda.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração da casa. Ideias de interiorismo para os diferentes estilos decorativos.