Decoração oriental

Cama de quarto oriental

Uma tendência que pouco a pouca vai-se estendendo mais na cultura ocidental é a de criar interiores de estilo oriental nas casas. Se chegaste até este artigo é porque andas à procura de dicas para o dito estilo decorativo, e isso está precisamente nas linhas seguintes, pelo que não percas nenhum dos conselhos que temos preparado para ti.

O exotismo destes ambientes orientais, unidos pela paz que são capazes de oferecer são duas das chaves deste auge nas casas ocidentais. Uma das chaves dessa paz que como digo transmitem os interiores de estilo oriental é a do uso de tons neutros para criar os ambientes.

Brancos, beges e castanhos claros são os encarregues de criar a base principal da cor. Sobre estes dão-se toques de preto (uma cor que na tradição orienta é muito utilizada já que estiliza os espaços), e de outras cores vivas como o vermelho, o laranja e o ocre, ainda que sempre em pequenos toques.

A ordem e uso de apenas os elementos necessários é outra das chaves deste estilo decorativo, pelo que já sabemos que devemos tender para o estilo minimalista e, sobretudo, guardarmos muito bem de que o campo visual esteja sempre livre. A simplicidade de elementos é um dos pontos básicos a ter presente.

Os materiais reinantes no estilo oriental estão bem definidos na cultura oriental. Falamos do uso d bambu, da pedra, da madeira de cedro, do papel de arroz e do vime, entre outros. A seda é outro dos materiais que devemos ter presentes.

O Yin e o Yang geralmente estão muito presentes nos interiores, pelo que não é raro ver contrastes de materiais. Tenta criar combinações de materiais interessantes, como por exemplo madeira envelhecida com os acabamentos brilhantes do envernizado, a finura da seda com a resistência do vime, ou a rudeza da pedra com a delicadeza do papel de arroz.

A altura dos elementos da decoração é outro ponto a ter em conta, já que na cultura oriental toda se realiza quase a nível do chão. Pelo que podes imaginar que deves optar por móveis baixos que na medida do possível repousem diretamente no chão, sem pés.

Se procuras mais bases para a tua decoração oriental, lê os conselhos básicos para a decoração japonesa do Decoracao-salas.com que te pode dar novas dicas e servir-te de inspiração. Nessa página amiga para além de conselhos para a decoração japonesa também encontrarás muitos artigos relacionados com a decoração da sala.

Como ocorre com o Yin e o Yang, o equilíbrio e os elementos que se complementam são fundamentais na cultura oriental, por isso devemos procurar sempre elementos que se contrastem, como veremos com os contrastes de materiais e de cores, com o branco e o preto sendo os verdadeiros protagonistas. Para saberes mais sobre este tema, o melhor é que leias este artigo sobre o Yin e o Yang.

Artigos relacionados
Conselhos para a decoração da casa. Ideias de interiorismo para os diferentes estilos decorativos.